dezembro 15, 2008

A Lógica do Vento

Não sou noveleira. Até gostaria de ser, confesso, mas me falta tempo.Quando o tempo aparece, ainda que não seja uma constante, a TV acaba parada no Discovery Kids. Assim, conheço muito de Barney e seus amigos, Mr. Maker, e companhia ltda., e pouco dos personagens tão comentados das novelas atuais. Mas, mesmo não acompanhando assiduamente as novelas de hoje, me vejo, como todo brasileiro, odiando as maldades da Flora, personagem da maravilhosa Patrícia Pillar (sou fã desde Roque Santeiro, quando ela era a "Linda Bastos".) e fascinada por sua interpretação.

Me fascinou também um trecho que ouvi, de relance, de uma entrevista dela ontem, na qual ela dizia que o ator sempre aprende um pouco com os seus personagens.Mas com a Flora? O que se poderia aprender, meu Deus? E aí, ela disse que a Flora lhe ensinou a dizer NÃO. Aquele não cheio, merecido, que todo mundo deveria saber falar, sempre que necessário. E completou dizendo: -Até mesmo a Flora tem algo para ensinar, olha só como é a vida...

E eu fiquei pensando nisso. Realmente, até mesmo as Floras da vida têm alguma coisa para nos ensinar.Talvez seja essa a lógica da vida, do vento. O tanto que se aprende pode ser proporcional à quantidade de Floras que aparecem em nossas vidas.Talvez para virar o jogo, e transformar a perda em recompensa, como na letra linda da música do Lenine, que, linda assim, 'embala' a mente perversa da Flora...

 Lenine - É o que me interessa

15 comentários:

Lúcia disse...

A gente aprende com as flores, com os espinhos... é só estar atento que a vida se torna um grande apendizado, nos mínimos detalhes, inclusive novelísticos, rsrsrsrs.
bjs

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Muito bacana o teu texto!
E acho que aprendemos até com as Floras da vida, com certeza.
Porque não aprendemos só com as pessoas ditas normais, ou boas. Mas aprendemos também com as doidas, as más, as descontroladas.
Adorei me lembrar de Roque Santeiro! Ai como era arretada esta novela!! hehehe...
Saudades!
Bjo e boa semana!

Eneida Freire disse...

Eu tento tirar ensinamentos de tudo.
Não me acho a dona da verdade.
Você tem razão em seu texto!
Beijo!

Nina disse...

Pelamordedeus, Flora é o nome da minha mãe, ahahaaha
Tem uma vilã com esse nome né? ontem que eu fui saber. Flora tem mt o que ensinar.. a minha Flora só tem coisa boa. Lembro de um dia nas aulas qd um professor perguntou: quem conhece uma Flora? (se referindo às plantas, claro) e eu na hora, mas de brincadeira, tbm, claro, respondi: "eu! minha mae! é uma Flora linda!!"

mas Patrícia Pillar é mesmo maravilhosa. Adoro desde Roque Santeiro tbm, e especialmente porque ela parece ser uma pessoa mt boa, e forte pra caramba.
Até como a malvada Flora ela tem razao, viu Rê?
Um beijo querida, querida! Tbm nas suas pequenas

ahh, vc falou que nao sabe colocar fotos no post, vamos a aulinha de hoje professora? Quando vc posta, lá na janela onde escreve o texto mesmo, na parte de cima, há vários símbolos representando tipos de fonte, alinhamento à direita, esquerda, essas coisas. O terceiro símbolo, visto da direita pra esquerda é onde vc clica pra "adicionar imagem". Surgirá uma outra janela,onde vc vai clicar em "procurar" imagem no seu computador. Basta vc procurar a imagem, clicar nela e clicar em fazer upload da imagem...entao vc aguarda um pouco e logo a imagem aparece aonde vc escrevia no post.
Deu pra entender ou eu compliquei ainda mais??
Se precisar, me fala, to aqui sempre :)

Ana Rosa disse...

Isso é verdade aprendemos com tudo.
Adorei o seu texto.
Floras devem existir,infelizmente.

Lúcia disse...

Oi! Tem um meme prá vc responder lá no blog! bjs

Bel disse...

Tão difícil dizer: NÃO! Eu continuo exercitando essa frase tão curta e tão complexa, sabe, Renata? Mas venho conseguindo balbuciá-la pra mim mesma. E, aos poucos vou aplicando-a espalhando ao vento.
Um beijo,
Bel.

Claudia Pimenta disse...

oi renata! ah, sempre é possível aprender algo, nem que seja pelo reverso! fico feliz que vc tenha gostado das dicas de viagem... hoje tem mais! bjs, querida!!!

Joaninha Bacana disse...

Oi Rê,
Confesso que sempre adorei uma novelinha, principalmente aquelas de época :o) Mas aqui as novelas alemas sao muito chatas, e duram anos e anos no ar. Entao desnovelei :o) Mas, que saudaaaaades de uma novelinha :oD
Beijos,
Angie
P.S. Acabei de lembrar do Sinhozinho Malta e suas pulseiras, hahaha: esse teu post deu saudades, hehehe :oD

Chris disse...

DAqui da Belgica eu to vendo a repercusao dessa novela ai no Brasil, todo mundo comenta da Flora! E o quao interessante e a novela, tbm nao sou de ver novela, mas confesso que estou curiosa. Teve novela que assisti e que foram realmente boas... mas outras, aff...
Aqui na Europa as novela duram 30 ou mais anos! ai nao rola...rsrs...socorro!!

bju bju

SGi/Sonia disse...

Sou uma NÃOZISTA(ficou parecendo nazista - bate na madeira 3 vezes)de carteirinha, quer ouvir um bom não, fale comigo.

Nunca tive problemas em ouvir não, nunca tive problemas em dar não e estou ensinando os meninos a fazerem isso.
Não aquele NÃO OBRIGADO, que deixam as pessoas à vontade, aquele NÃO que finaliza e põe um ponto. Não gosto quando digo não e as pessoas continuam insistindo.

Tudo bem Rê, você pode até achar que sou grossa, acho que sou sim, mas não gosto de pessoas que se aproveitam das outras quando ouvem um NÃO fraco...

Mas bem no fundo eu sou doce como doce de batata doce! heheheheh

Beijins com felicidades:*

P.S.: NÃO vejo novela... heheheh

Monique Lôbo disse...

Olá Renata, eu acompanho essanovela, comecei a acompanhar mas pro final, e como todos estou babando com a interpretação da Patrícia Pillar. Ela que tem uma cara tão boazinha, sempre fez personagens bonzinhos, está dando um show com essa vilã! Eu també, tenho uma dificuldade enorme em dizer não, parece que estou sendo má, por isso as vezes acabo me dando mal. Estou aprendendo, sei que tem momentos em que é necessário dizer o não, mas cadê a coragem? Quem sabe a Flora também não me ensine algo? Só espero não ter que conhecer uma Flora pessoalmente pra aprender a dizer não!!rsrs!
Parabéns pelo blog!
Bjãoo

Nina disse...

to indo em todo mundo desejar feliz natal. estamos saindo em viagem e nao uso net qd viajo,entao, tudo de bom minha doce e querida Re. Que vc e suas princesas tenham uma linda noite de natal em família.
Um abraco com mt carinho

Diamante Cor de Prata disse...

Não sei se a Flora tem algo a ensinar com tamanhas maldades, mas a atriz Patricia Pilar, não tenho dúvidas. Parabéns pelo post.:)Bjs

Diamante Cor de Prata disse...

Rê, obrigada por suas palavras. Me alegraram muito. Breno é especial ainda. Bjs :)