dezembro 05, 2011

Paradoxo Cosmopolita.

Nascemos muito perto. No tempo e no espaço. Nossas mães eram próximas, primas e vizinhas. Nossas avós ainda mais. Concunhadas, vizinhas, companheiras. Apesar de toda essa proximidade, nos encontramos mesmo alguns anos depois. Já havíamos brincado juntas, saído juntas algumas vezes na adolescência, mas este encontro a que me refiro é outro. É encontro de conhecer, de descobrir, de aproximar, de confiar, de gostar de ficar perto.

 Encontro que dura, que permite acontecer de novo, que dá a oportunidade de até esquecer o parentesco que existe e lembrar somente de laços que escolhemos. Escolhemos porque assim queremos, sem que ninguém nos peça para ser assim. Afinidade. Amizade. Amizade que permite reconhecer uma alma cosmopolita que convive com um coração completamente interiorano. Ela é assim mesmo: Paradoxal. Um paradoxo que encanta, e que permite falar, com a mesma empolgação dos meses que passou na California e em Londres e do pic-nic que fazemos na pracinha em frente a minha casa.

Um paradoxo que cobiça Louis Vuitton e Hermès assim como eu, mas que troca qualquer coisa pelo direito de andar de chinelo e sem maquiagem e poder falar o que pensa. Um paradoxo que valoriza as pequenas coisas, ir trabalhar a pé, usar camisola branca de algodão, se deliciar com uma panela enorme de carangueijos. Um paradoxo que poderia gerar quantos filhos quisesse no seu ventre, mas, depois do primeiro, está gerando um no coração, com uma certeza tão grande que leva todo mundo junto, como se estivéssemos todos ao seu lado vivendo uma gestação de amor.

Conseguir fazer com que uma alma assim, cosmopolita, conviva tão intensamente com um coração interiorano não parece ser tarefa fácil. Não para qualquer um. Mas ela tira de letra. E quando não tira assim tão fácil, busca. E quando buscar parece difícil, ela pode até falar, gritar, pedir ajuda, trocar ideias, mas vai em frente.

Adora apelidos, talvez por querer mostrar como é mais fácil viver quando descomplicamos um pouco e abreviamos os processos. Adora casa bonita, talvez para ensinar que o que temos por dentro é o mais importante.  Adora viajar, sem talvez, mas certamente porque adora o novo, sem deixar com que as suas raízes falem tão alto quanto as novas experiências.

Faz questão de muito, mas parece precisar de tão pouco para ser feliz. E eu quero sempre acompanhar esta felicidade. Bem de pertinho. Com nossas Neverfulls, Birkins, Alexas, Speedys ou com nossas havaianas e crianças no parquinho da casa da Bisa. Tanto faz. Um paradoxo mesmo. Delicioso de viver e de acompanhar. Delicioso de ter por perto. Um paradoxo tão certo e claro. De uma clareza paradoxal encantadora. Um paradoxo que hoje faz aniversário e que a quem eu desejo um mundo de cores, amores e sabores. Bem do jeito que ela gosta!

6 comentários:

Larissa Pretti disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Nunca vi uma definição tão perfeita dessa BONITINHA que eu amo tanto!!!!! Só lamento não ter sido EU a escrever tudo isso! rsrs
Rê, vc arrasa e ARRASOU! Viu a alma e explicou do jeito que todas nós sabemos mas não conseguíamos verbalizar! E Gabi, vc é o paradoxo MAIS GOSTOSO DESSA TERRA!!!!! :-) Amo!

Anônimo disse...

aqui, nao consigo nem falar... prantos no trabalho...
eu nunca percebi que eu era assim... gente melhor definição pra mim...
ameiiiiii... muito muito muito muito muito muito muitomuito muito muito muito muitomuito muito muito muito muito muimuito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito obrigada!!!
te amo!!! gaby

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk Lallys, procurei pra curtir o que vc escreveu!!!
Tb te amo!!! gaby

Pollyanna disse...

Gente... que lindo!! Gaby é tudo isso aí mesmo: raso e fundo, grand e pequeno, pouco e MUITO!!!! MUITO DE TUDO!!! Que delicia estar na companhia da minha amada amiga Gaby!!! Relembrando Fernandinho: AMO MUITO TUDO ISSO!!!!! Arrasou, Rê!

Anônimo disse...

Delicia e estar na companhia de vcs que me aceitam cheinha de defeitos...heheheheheh
Amo vc tb Tia Polly!!!!!

Anônimo disse...

Nao me canso de ler... Toda v em que venho aqui leio e me emociono!!!! Brigada mil vezes!!!!
Gaby