setembro 19, 2009

A Bruxinha Que Era Boa.

Há mais ou menos 22 anos eu participei da montagem na escola da peça "A Bruxinha que Era Boa", de Maria Clara Machado. Eu fui a Bruxinha Caolha, a mais malvada de todas e a primeira aluna na "Escola dos Bruxos". Minha risada de bruxa fazia sucesso na escola toda.

Este ano, a turma da Laura na escola encenou a mesma peça na Mostra de Teatro Infantil, no mesmo Colégio aonde eu estudava. O papel dela? A Bruxinha Caolha. A mais malvada de todas e a primeira aluna na "Escola dos Bruxos". Não foi ironia do destino. Quando ela me disse que eles fariam a peça, eu disse que papel tinha interpretado, e ela pediu à professora que fizesse o mesmo. A professora estranhou, pois todas as meninas da classe queriam ser a Bruxinha Ângela, com cabelo lisinho e brilho nos lábios, e a Laura insistia na bruxa má, com olheiras, peruca, unhas e batom preto. Ela não abriu mão. Disse que queria ser o que eu tinha sido.

Não sei se alguma mãe já recebeu homenagem mais linda do que essa, nem sei ao certo se ela tem consciência do amor que demonstrou para mim. Mas o fato é que eu fiquei maravilhada. Com a escolha dela, com a facilidade em decorar as falas (no que eu fiz questão de participar e até lembrava de muita coisa!), com a atuação dela, com a desenvoltura com que continuou sua fala mesmo quando sua peruca caia ao chão, com o trabalho das professoras, coordenadoras, do mesmo Irmão Marcos que estava presente quando a Caolha era eu.

Nesse conto de fadas, a bruxinha Caolha de 1987/88 se casou com o Pedrinho, o mocinho da estória que prende a bruxa na "Torre de Piche". No conto de fadas atual, torço e rezo todos os dias para que a versão 2009 da bruxinha Caolha seja muito, muito feliz. Com escolhas iguais as minhas ou completamente diferentes, mas feliz. Quem sabe outra bruxinha Caolha não dê o ar da graça por volta de 2040...??? Maria Clara Machado certamente continuará encantando seja qual for o tempo.

3 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Este é um comentário-lembrete:
Amanhã, dia 20 de setembro, é o dia da Blogagem Coletiva Uma carta para mim em comemoração ao 1º aniversário do meu blog.
Como seu blog é um dos inscritos estou passando para lembrar.
Espero por você!
Elaine

Claudia Pimenta disse...

oi renata! linda homenagem! e me lembrou que eu tb participei de uma montagem da bruxinha, na escola... há muuuuuitos anos! bjs, querida, e ótimo domingo!!!

Joaninha Bacana disse...

Sua Laurinha é uma fofa, Rê!!! Adorei a historia da bruxinha caolha :-), que orgulho ela querendo o mesmo papel que você! Adorei!
Quando eu era pequena, tinha o disquinho 'A Bruxinha de Mini Saia', que era muito cool, hehehe :-)
Beijocas pra voces, Angie
P.S. Adoro a Maria Clara Machado!
P.S.2 Que queriiiiiido seu comentário no post do namorido dodói: adorei a nebulazicao de carinho com as fumacinhas saindo da minha cachola, hahaha :-D Só você, Rê :-)))