abril 04, 2009

Outono.

Todo final de verão é tempo de chuvas. Por aqui, elas atrasaram um pouquinho e começaram mesmo no outono. Até que achei pertinente. Outono é a estação da renovação, e a chuva pode começar lavando toda a sujeira que um verão seco e quente deixou por aí. Sabedoria da natureza mesmo. Ainda que tenhamos que conviver com gripes e resfriados constantes durante essa mudança de temperatura e com os jardins podados ou desfolhados à nossa volta, precisamos reconhecer que em algum momento, aquela folha precisa cair.

Em algum momento aquela flor tão linda precisa murchar, aquele azul fabuloso do céu precisa ceder. Ninguém consegue viver sob o calor a vida toda, por mais reconfortante que isso possa parecer.

Tempos frios são necessários. Levam ao recolhimento, à reaproximação. A chuva que teima em cair tira as pessoas dos parques e das avenidas e as leva para dentro de casa, talvez à volta de uma mesma mesa, talvez para aquela conversa que só aconteceu no outono do ano passado. Talvez para um recolhimento que já nem mais se lembrava como era ou como pode ser.

O calor ainda não foi embora por inteiro ( e por aqui dificilmente vai), mas uma brisa de ar fresco já começa a entrar pela janela. O jardim já foi podado, as minhas flores amarelas preferidas já foram embora, mas, pela justificativa do jardineiro, era necessário para que nascessem novamente, e mais bonitas e mais amarelas do que já eram.

Que venha o outono e o inverno, então.

Que sejamos podados também, para continuarmos a crescer mais bonitos e mais coloridos. Afinal de contas, usar uma pashimina também tem seu charme...

14 comentários:

Eneida Freire disse...

Gosto de tempo frio,
gosto do recolhimento,
gosto da moda outono/inverno!
Tempo de renovação realmente!
Aproveitemos!
Beijo!

Rosi disse...

Outono é bom, né?!
Uma mistura de recolhimento e renovação...adoro.
Belo texto.

Unknown disse...

Respondendo o seu comentário, claro que pode participar, seja bem-vinda. Espero seu endereço.
Belo blog vc tem.
Bjos,
Paulinha

Lúcia disse...

Amo frio, com seus casacos, botas,luvas e sopas, rsrsrs.
Aguardo ansiosamente! Também acho linda a paisagem, mesmo sem flores. Bjins

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Oi Rezinha!
É verdade, o outono é preciso.
Mas tava com saudade desta época, sabe?
Hoje aqui deu uma refrescada, tô gostando, afinal ninguém aguenta calor o ano inteiro, ainda mais aqui no sul, onde somos acostumados com as quatro estações, frio, calor...
Adorei o teu post.
Eu também vou escrever um post sobre ourono daqui a alguns dias!
Dando boas vindas a esta charmosa estação!
Bjokas!!!!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Também estou precisando de um certo recolhimento ultimamente.....

Adorei o texto !

Nina disse...

Ahhh aqui é o contrário Re, ta comecando a esquentar, a primavera chegou, e com ela veio mais alegria, as pessoas ja estao mais sorridentes, mais bonitas.

Bom outono pra vcs! Que aliás, eu tbm amo!

Claudia Pimenta disse...

oi renata! aqui no rio o outono é algo desconhecido (risos)! o calor apenas diminui... e já podemos usar botas (será?)! bjs, querida, e curta o friozinho!

Joaninha Bacana disse...

Concordo totalmente com você, Rê! O inverno é super aconchegante, e é um tempo bom para se descansar, se renovar :o) Um livro bom, uma luz de velas, um chazinho: oh delícia! :o)
Beijocas, Angie

DOIDINHA DA SILVA disse...

Que lindinho o seu Blog !
Super doce !

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Também sou muito influenciada pelas estações do ano... parece que mudo de temperamento... e se fizer muuuuito frio... fico mais chata ainda! hohohoho! Bjs

Delfim Peixoto disse...

Gostei de ler... sobretudo a passagem na qual diz que também necessitamos ser "podados"; sem´dúvida! Aqui faz Primavera agora, tudo floresce, porque passou o Inverno, esse em que chove e faz frio mas que como diz, faz bem também. Gostei de sua reflexão!

Chris disse...

Eu acho lindo, poetico e revigorante as estacaoes! cAda uma com sua beleza, com suas caracteristicas que influenciam na gente ne? Realmente o inverno e o tempo do recolhimento, da instropeccao, de pensar mais e estar mais proximos dos nossos queridos. Momento de aproveitar a casa, fazer planos, estar com quem amamos na sala, conversando, comendo uma comidinha quentinha. E muito bom mesmo!
Aqui a primavera chegou, e lindissima, muito renovada, colorida e trazendo esperanca a todos!

bju bju

Mari Amorim disse...

Simplesmente,parabéns!!!
Gostei muito,tb estou participando dessa fantastica
iniciativa.
Beijos
Mari