setembro 11, 2008

Da série "Especial para www.giorgiavasconcellos.com.br "

Muitas vezes chegamos a nos questionar, como mães, de que forma poderíamos melhor educar as nossas filhas para um mundo tão instável e, por que não dizer, efêmero. Todo o tipo de dúvida nos vem à cabeça. Algumas autoridades em educação nos levam a pensar que a liberdade para que as próprias crianças façam suas escolhas é sempre a melhor opção. Outras já cultuam a imposição de limites como a melhor forma de se criar um adulto emocionalmente saudável e feliz.
Na verdade, continuo acreditando no bom senso e no equilíbrio entre a liberdade e a imposição transparente e justificada de limites. Mas como é difícil justificar estes limites!!! Como é difícil justificar que a sua filha de seis anos não pode usar sapato alto! Maquiagem, acessórios, bolsas, perfumes, tudo fascina as pequenas princesas que demonstram, desde cedo, a mesma relação de fascínio que uma sapato novo exerce sobre nós, mulheres.
Não raros são os momentos em que tenho a impressão de que as minhas filhas nasceram vaidosas...E com toda essa vaidade, que a cada dia é incentivada pelos meios de comunicação, nos aparece um novo dilema: Seria adequado incentivar ou repreender as “iniciativas fashion” de nossas pequenas? Eu, particularmente, acabo incentivando, é claro, dentro do que considero saudável e razoável. Mas, quem resiste a todas essas vide bulas jrs., vibizinhas, anjos d’áqua, lilicas ripilicas, gira babies e booms ? Quem resiste aos encantos das roupinhas super transadas e confortáveis da turma da malha, hering kids e infantilândia? Filhas ou mães? Bom, considerando todas as teorias educacionais e pedagógicas, e principalmente, o bom senso e a individualidade das relações mãe e filha, acho que preciso confessar que, boa parte das vezes, elas (as filhas) gostam muito disso tudo, mas nós (mães) acabamos por nos realizarmos nessas figurinhas maravilhosas e surpreendentes...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Renata,
Você entrou no meu blog:

http://tdpersonalizado.blogspot.com

Viu a sandália da hello kitty que fiz para Rajah...e perguntou como faz para ter uma né?!
Me manda um email falando quantas você quer, tamanho etc.
Daí lhe passo orçamento, como pagar etc.

tdpersonalizado@gmail.com
Beijos
Priscila