setembro 12, 2008

Da Série "Especial para Giorgia Vasconcellos" 2

Pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo.

Há alguns anos atrás ouvi de uma pessoa muito querida que as crianças aprendem aquilo que queremos ensinar por apenas três formas: pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo. Na época, ainda sem filhos, acho que não consegui entender a verdade que essa frase traduzia.
Hoje, com duas filhas, me surpreendo com o efeito que cada uma das minhas ações possui em qualquer uma delas. Cada frase que falo ou deixo de falar, cada roupa que uso, cada movimento meu é avaliado pelas pequenas com a atenção de uma psicanalista. Quantas vezes me vejo, ou vejo o meu marido, refletido e fielmente reproduzido em suas ações...São verdadeiros espelhos!
Talvez seja essa a nossa maior responsabilidade enquanto mães...Precisamos educar as nossas filhas para serem profissionais competentes e éticas (a ética, na essência, não se ensina na faculdade!), mães dedicadas e atentas, donas-de-casa perfeitas, amigas atenciosas e, por fim, mas não menos importante, mulheres bem cuidadas, bem vestidas, bem penteadas, perfumadas e bem humoradas...
Não sei se é possível ser exemplo disso tudo sempre e, o que é pior, ao mesmo tempo (acho muito difícil, !quase impossível), mas sei que essa “conquista feminina” no mercado de trabalho exige cada vez mais de nós, mães, que, além de tudo isso, ainda precisamos ensinar, pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo...

Nenhum comentário: