janeiro 14, 2010

Minha Fama de Mau




Projeto lindo que a Paulinha do Canetas Coloridas idealizou. Segue o meu livro de Janeiro, confirme combinado.



Minha Fama de Mau – Erasmo Carlos

Eu adoro biografias. Principalmente por aquelas que nos apresentam uma pessoa ligada a momentos importantes da vida cultural e política do nosso país. Sempre me apaixono pela história, pelos personagens, principal e secundários e pelos sentimentos ali expostos. Foi assim quando li as biografias de Garrincha, Barão de Mauá, Maria Callas, Tim Maia, Carlos Drummond de Andrade e tantas outras. E não foi diferente com Erasmo Carlos. Uma história interessante, ligada a importantes movimentos no país, não só musicais, mas culturais, sociais e políticos. Não se trata de nenhuma obra prima literária, a narrativa é simples e despida de técnicas especiais, mas ganha o leitor pela simplicidade e pelos risos que arranca no decorrer das suas páginas.
Me apaixonei pela linda história de amor de Erasmo e Narinha, interrompida pela morte precoce dela, pelo relacionamento puro de Erasmo com sua mãe e com seus filhos e pelas amizades muitas vezes estranhas que ele coleciona ao longo de sua vida. A história de algumas composições, a versão própria de alguns boatos que eu ouvia desde os meus 07 anos de idade, o caminho muitas vezes tortuoso para chegar ao reconhecimento do público são relatados de forma leve e cativante, como por exemplo a briga forjada com o amigo Carlos Imperial para o lançamento do sucesso e hino de uma época “Pode vir quente que eu estou fervendo”, o sufoco passado por Erasmo e vários amigos (dentre eles Tim Maia) quando resolveram alisar as madeixas com uma mistura quase-letal idealizada pelo vizinho Timbó, batizada de Timbolina.
Minha Fama de Mau traz ainda fotos muito interessantes de pessoas que marcaram uma época ao lado de Erasmo Carlos, além de momentos extremamente interessantes que mostram a cultura de uma época que mudou a forma de agir da juventude brasileira. Boa Opção!

12 comentários:

Fiona disse...

Fiquei curiosa pra ler. Cita muito Roberto Carlos? Vc nem mencionou. Chorei tanto com os dois no especial de 50 anos do Roberto, quando cantaram 'você é meu amigo de fé, meu irmão camarada'...

beijoooo

Renata disse...

Oi, Cris! Tem um capítulo quase todo sobre essa amizade. Fiquei com medo de falar e estragar a festa...rsrsrsrsr....

Foi lindo mesmo o especial.

E aí, recebeu o presentinho????? Estou curiosa para saber se você gostou...

Beijo!

_+*Ælitis*+_ disse...

Eu também precisaria dar-me esse desafio, ler no minimo doze livros por ano. Não tenho feito e é vergonhoso! Leitura de blogs conta?

Beijo meu ♥,

A Elite

Fiona disse...


Vou comprar esse. Em 2009 li muito pouco, mas esse ano quero ler muito. Tô em busca de dicas de bons livros.

Quanto a encomenda, ainda não chegou, acreditas? Vc não tem o código para rastrear? Tô super ansiosa, rsrsrs.

beijoooo

Unknown disse...

Minha mãe adooooora o pessoal da Jovem Guarda (principalmente o Roberto, claro!), acho q ela gostaria desse livro.
Bjos,
Paulinha

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom Dia !!!

Valor de um Sorriso !

Não custa nada e rende muito.
Enriquece quem o recebe sem empobrecer quem o dá.
Duram somente um
instante mas seus efeitos
ficam para sempre.
Ninguém é tão rico que dele
não precise.

Uma ótima Manhã pra você !

Anônimo disse...

Eu não sou muito fã de biografias, mas essa deu vontade de conferir! =)

Também participo do projeto 12 livros em 12 meses...

Gostei daqui e voltarei sempre.
Xerus
=***

Sonia H disse...

Olá, Renata,
Venho agradecer a visita! Também estou adorando esta troca de experiências.
Adorei a tua resenha crítica e fiquei com a curiosidade aguçada para ler esta biografia. Também gosto de ler este gênero.
Parabéns!

Tucha disse...

Gosto da figura simpatica do Erasmo, mas não arrisquei o livro, achei que ele não teria muito a dizer. Sua resenha me deixou curiosa.

Jeferson Cardoso disse...

Olá! Sou Jefhcardoso e sigo o “Quando era pequeno acreditava que podia voar, cresci descobri a música!”, que é do músico poeta Mateus Araujo. Ali encontrei o seu contato no quadro de seguidores e achei que seria uma oportunidade de divulgar o meu http://jefhcardoso.blogspot.com onde publico os meus poemas, crônicas e contos.
Espero não estar incomodando com este convite de divulgação, se acaso desagradar queira desconsiderar, porém, se acaso interessar faça-me uma visita e terei prazer em retribuir.

Abraço: Jefhcardoso.

A Madrasta Má disse...

Olá amoreco estamos completando 100 mil visitas, ops! mordidas e é claro que vc faz parte da festa, por isto tem presentinho para você! bjinhos da Madrasta!

Claudia Pimenta disse...

oi renata! nossa, que saudade!!! espero que vc esteja bem! adorei receber sua visita!!! um bj gde, querida!!!