julho 23, 2009

O Senhor do Supermercado.

Um elogio pode mudar o dia de alguém. Quem quer que seja. Às vezes muda até uma vida, pelo menos por hora. Não só para quem recebe o elogio, mas também para quem faz. O elogio provoca o sorriso, a retribuição, a troca, o bem.

Um dos sorrisos mais bonitos que nas últimas semanas foi de um senhor que, ao encontrar meu marido no supermercado, agradeceu com um carinho enorme o elogio que havia sido feito a ele para o dono do estabelecimento em que trabalha. Acho tão bonito saber receber um elogio! Poucas pessoas sabem. A maioria de nós acaba recebendo um elogio com um comentário depreciativo imediato em troca. “Meu cabelo, bonito? Nossa, está tão sujo!”, “Ah, mas essa blusa é tão velha!” .

O senhor do supermercado soube receber um elogio. Soube reconhecer, sem soberba, que é realmente dedicado, que realmente procura sempre estar com um sorriso nos lábios, enfim, sabe que o elogio foi verdadeiro. Mas sabe também que é muito bom ouvir isso de alguém. E acabou fazendo mais feliz não só o dia dele, mas também o nosso. O do meu marido, que recebeu o agradecimento e o meu, pelos simples fato de ter presenciado aquele sorriso. Deu vontade de sair elogiando. Deu vontade de sair sorrindo. Sorrimos, todos. E saímos. Mas o sorriso ficou. A mais pura verdade, como andam dizendo há muito: Gentileza gera gentileza.

14 comentários:

Lily Zemuner disse...

Nem me fala. Eu digo isso todos os dias, como a gente espera receber gentileza se só sabe atacar? O mundo é feito de pessoas que se esqueceram que um simples elogio, qdo sincero, pode mesmo mudar um dia. No próprio blog, fico impressionada em ver como algumas pessoas estão alí apenas para criticar, para ver oq há de ruim. Isso, infelizmente, reflete sua alma, muito provavelmente triste e cinza. Eu não posso dizer que gosto do tudo oq vejo, que elogio tudo o tempo todo, mas procuro fazê-lo sempre que sinto vontade e, qdo não gosto, simplesmente não digo, não vejo necessidade alguma nisso.

Excelente post.

B-jo grande.

Claudia Pimenta disse...

oi renata! ah, linda reflexão! um sorriso e um elogio fasem toda a diferença! bjs, querida, com um sorriso p/vc!

SGi/Sonia disse...

Lindo Rê, como é bom ser reconhecido né?
Gentileza gera gentileza.

Beijins:*

Eneida Freire disse...

A gente fica bem só de ouvir coisas boas!
É de pessoas de bem que o mundo necessita para ser melhor!
A beleza do sorriso reflete boas energias, contagia!
Beijo!

Nina disse...

Ooh é sempre tao bom ouvir histórias assim. Que lindo dia teve o senhor do supermercado...
To com o profeta e nao abro!

Se mais pessoas usassem esse segredinho Re, eu acho que o mundo seria um pouco mais bonito. Elogios sinceros sao mt bem vindos.

Vc falou uma coisa bem verdadeira, tem gente que nao aceita mt bem os elogios, aprendi aqui a recebe-los,alemao é gente mt precisa nas coisas, sabe?? se vc elogia, eles dizem somente, "obrigado!" nao tem isso de ficar se menosprezando...entende?

mas ainda é dificil pra mim aceitar bem os elogios, sei faze-los mt bem, mas aceitar, ainda é um processo meio lento,proveniente da minha antiga (e gracas aos bom Deus quase extinta) baixa autoestima.

Joaninha Bacana disse...

Que gentil de voces, e que gentil dele ter agradecido!!! A gente é rápido no gatilho pra reclamar: devia ser o mesmo para elogiar :-)))
Beijos, Angie

Monique Lôbo disse...

Já dizia o profeta!
Oi Renata! Como é bom ler seus textos, estava com saudades desse cantinho!!
Pois um elogio muda vidas, arranca sorrisos, colori o dia! Todo mundo gosta de ser elogiado, mas poucos gostam de elogiar, e quando presenciamos uma cena como essa que você descreveu dá um gosto de ter feito o elogio, da uma paz de ver o sorriso e como você disse dá uma vontade de sair por aí elogiando e elogiando!
Por isso, aproveitando o ensejo: eu adoro os seus textos porque você escreve de maneira despretenciosa e isso só deixa seus textos mais bonitos e mais sinceros!!!

Bjãoo

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Oi Renata!!
Sabe que eu concordo totalmente.
Acho que foi ano passado que escrevi uma crônica sobre isso. Elogiar faz bem pra quem recebe e pra quem faz o elogio.
Saber valorizar as pessoas e não só criticar.
Não custa nada e aumenta a autoestima de quem recebe.
Eu ADORO elogiar! O que é diferente de bajular. mas um elogio sincero cai muito bem!
Bjão grande ebom domingo!!!

Chris disse...

Gentileza gera gentileza e tbm dias felizes e uma energia muito boa. Acoes boas geram reacoes melhores ainda! E tao ver que o dia de alguem ficou mais colorido com um gesto simples! eu tbm sou desse time, faco tudo de coracao aberto. Adoro sorir para criancas, ter a educacao formal, mas tbm aquela do coracao...como os elogios eles sao sempre gratificantes!

bjus

bjuss

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Vi teu recadinho, gostei muito!!
Tô passando por uma fase ruinzinha, mas acredito que logo vai passar.
Brigadão pelas palavras!!
Um lindo dia pra vc!!
bjão!!!!

Joaninha Bacana disse...

Oi Rê!
Sabe que a minha pressao também estava super alta quando fui doar sangue (mas eles deixaram assim mesmo, hehehe), e eu também tenho só 33 aninhos? Eu me apavorei, e fui falar com meu treinador. Ele mediu minha pressao no dia do nosso treino, e estava normalésima. Mas o susto serviu de licao: para pressao alta, caminhada ajuda e bastante! Entao, pra evitar futuros problemas, tô vendo a caminhada como escovar os dentes: tô fazendo automaticamente, porque se pensar, eu fico é mais no sofá, hehehe :oD
Beijos, e dá-lhe caminhada pra gente :o)
Angie

GRACE OLSSON disse...

ainda nao conclui o layout, nao, Renata...bjs e dias felzies''Os comwentarios em meu blog...vc so adiciona se clicar em ADD A COMENT.

Nina disse...

Ahhhhh ficou fofo! parece tanto com vcs!!! ahhh que fofinho, mas vc viu?? ela ainda veio falar que ainda nao tinha acabado, danada essa grace!
Sou é fã!

Amei, parece tanto contigo :)

DOIDINHA DA SILVA disse...

Adoro falar sobre esta "LEI DO RETORNO"...